Educação Perm anen te em Saúde: de s cen tralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde (2005)

RESUMO
O texto discute a relevância e a viabilidade de disseminar capa cidade ped a g ó gica po ra toda a rede do Si s tema Único de Sáude, de fo rm a que se cumpra uma das mais nob res metas fo rmuladas pela saúde coletiva no Brasil: to rnar a rede pública de saúde uma rede de en s i n o - a prendi z a gem no ex erc í cio do tra ba l h o. O co n cei to de educação perm anen te em saúde serve pa ra dimensionar esta taref a , não no prol o n ga m en to do tem po / c a rrei ra , mas na ampla intimidade e intercessão edu c a ç ã o / a tenção na área de saberes e de pr á ticas em saúde. O ex erc í cio co n creto desta meta se fez como política pública de maneira inédita no Bra s i l , a pre sentada pelo Depa rt a m en to de Gestão da Educação na Saúde, do Mi nistéri o da Saúde, em 2003. A pol í tica pública cri ou um n ovo “d i s po s i tivo” no SUS: os Pólos de Educa ç ã o Permanente em Saúde, que no espaço de 16 meses foram capa zes de agl u tinar 1.122 entidades segundo as bases loco rregionais com que se organizaram , cumprindo o art . 1 4 , da Lei Orgânica da S a ú d e , tal como se previu no ideário de lutas da reforma sanitária brasi eira . Criar um novo dispositivo não foi um ato fo rm al, mas de construção, priorizar a educação dos profissionais de saúde como ação finalística (e não meio) é o original de novidade apresentado por este texto, documentode uma produção concreta.

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