Falando Sobre Câncer da Boca (2002)

Autor: Ministério da Saúde


Resumo:



No Brasil, dados dos Registros de Câncer de Base Populacional mostram que o câncer da boca ocupa o 4º lugar entre os tipos de câncer mais incidentes no sexo masculino. Além disso, os dados dos Registros Hospitalares de Câncer brasileiros também mostram que a maioria dos pacientes chegam aos hospitais em fase avançada, cujo tratamento deixa de ser curativo, e na maioria dos casos é mutilante, o que influi no tempo e qualidade de sobrevida desses pacientes.
É, portanto, fundamental que sejam articulados mecanismos por meio dos quais se possa promover o encontro de indivíduos motivados a cuidar de sua saúde com uma rede de serviços quantitativamente e qualitativamente capaz de suprir essa necessidade, em todo o território nacional. Para enfrentar tal desafio, a adoção de uma política que contemple, entre outras estratégias, a capacitação de recursos humanos para o diagnóstico precoce do câncer, torna-se necessária para o seu efetivo controle.
Esta publicação faz parte de um conjunto de materiais educativos elaborados para atender a essa estratégia, que promoverá a melhoria da qualidade do atendimento à população brasileira.



Leia o documento completo.